Criação da Cadeira de Informática Aplicada à História

Em 2002, criou-se a cadeira de Informática Aplicada à Históriacadeira obrigatória do curso de licenciatura em História da FCSH Nova Lisboa.

O objectivo principal da cadeira é estimular a utilização dos recursos documentais e académicos disponíveis na Internet, bem como introduzir os alunos ao uso de ferramentas digitais avançadas de gestão e análise de dados históricos. No final do semestre o aluno será capaz de:
a) Compreender o significado histórico da difusão das tecnologias digitais na sociedade actual e das alterações que essa difusão introduziu no trabalho do historiador;
b) Pesquisar, seleccionar, gerir e analisar documentos históricos em formato digital;
c) Usar os recursos disponíveis na Internet relevantes do ponto de vista do historiador;
d) Utilizar ferramentas digitais de gestão e visualização de dados;
e) Usar um sistema de informação geográfica para recolher e analisar informação histórica.

Áreas do programa da cadeira
O programa da unidade curricular começa por introduzir os alunos à evolução, significado e importância das Humanidades Digitais na aprendizagem, investigação e divulgação do conhecimento histórico. Segue-se uma abordagem à pesquisa, avaliação e selecção crítica de conteúdos digitais, bem como à importância das redes sociais para a gestão do currículo online. Entra-se, depois, na utilização de ferramentas de gestão de informação, centrada na exploração de recursos online (arquivos, bibliotecas, bases de dados, repositórios, etc.), mas também na extracção e visualização de dados. Finalmente, aborda-se uma área de grande relevância para a análise de informação histórica, os Sistemas de Informação Geográfica, conteúdos desenvolvidos através da realização de um trabalho de projecto com orientação do docente.

Docente: Daniel Ribeiro Alves (Professor Auxiliar)

1. Introdução
As Humanidades Digitais e a Investigação Histórica

Reflexões sobre a aplicação da Informática à História