Digital Humanities Conference in Portugal: building bridges and breaking barriers in the digital age

O Congresso de Humanidades Digitaisem Portugal terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa entre os dias 8 e 9 de Outubro de 2015.

Debater o papel das Humanidades na academia e na sociedade é uma tendência de longa data. A confluência deste debate com o das transformações trazidas pela tecnologia digital também não é recente: não se pode falar de “novas tecnologias” para as Humanidades quando muitos investigadores recorrem ao digital há pelo menos quatro décadas, em disciplinas tão diversas como a Linguística, a História ou os Estudos Literários.

Contudo, o impacto do recente discurso ligado às Digital Humanitiestem levado a desenvolvimentos interessantes na investigação em Humanidades. Com efeito, têm-se dinamizado as redes entre investigadores de uma forma nunca antes vista, têm-se construído pontes entre as Humanidades e outras Ciências, têm-se quebrado barreiras disciplinares no seio das próprias Humanidades. O Congresso de Humanidades Digitais em Portugal pretende precisamente estimular essas intersecções, abrindo um fórum de partilha e discussão de resultados de investigação ou de projectos ainda em curso neste campo de conhecimento. Apesar de o congresso ambicionar uma maior aproximação entre investigadores que trabalham em português ou sobre temáticas ligadas com Portugal, serão bem recebidos contributos de outras áreas geográficas ou de outros temas. Através das Humanidades Digitais e do seu potencial para estimular o mútuo conhecimento e a criação de redes pretende-se igualmente ajudar a quebrar essa barreira linguística/geográfica.

Temas gerais do Congresso
Sem prejuízo de outros temas que possam surgir mais tarde, o Congresso de Humanidades Digitais em Portugal convida os interessados a enviar propostas de comunicação ou cartaz que demonstrem ou discutam as potencialidades das Humanidades Digitais para a interdisciplinaridade dentro das Humanidades e com outras áreas de conhecimento, bem como para a produção de um conhecimento mais acessível e aberto. As comunicações serão organizadas em seis blocos temáticos:

  • Espaço: Exploração de dados georeferenciados nas Humanidades
  • Corpora: Recolha, anotação e pesquisa de grandes volumes de informação textual
  • Mundos virtuais: Recriação e exploração de ambientes humanos presentes e passados
  • Edição e preservação digital: Edições críticas electrónicas e preservação do património
  • Visualização: Construção de interpretações visuais de dados nas Humanidades
  • Ferramentas: Apresentação e discussão de software aplicado às Humanidades
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial